Cecilia Gallerani as The Lady with an Ermine, was painted by Leonardo da Vinci, circa 1489. It is displayed at the Czartoryski Museum, in Krakow, Poland
Para introduzir o assunto faremos um relato muito resumido das principais fases pelas quais passou a pintura no Brasil, de forma que o leitor compreenda as razões que levaram os artistas a produção de suas obras. O leitor estudante poderá consultar os sites indicados e através da observação atenta das obras, conhecer e compreender os tópicos mencionados no texto. História da pintura no Brasil: breve relato até o modernismo. Há registros de pinturas no Brasil por volta de 50 anos após seu Descobrimento, os próprios Índios faziam pinturas corporais e em objetos e grutas, depois temos a influência dos colonizadores e missionários, posteriormente as pinturas barrocas principalmente nas igrejas, movimento que representa muito a alma brasileira por assim dizer, passando pelo neoclássico e, finalmente, na segunda metade do século 19, com a instalação da Academia Imperial de Belas Artes, a pintura brasileira começou a se desenvolver e ganhou destaque internacionalmente. O ponto al
A dama com um arminho (retrato de Cecilia Gallerani) é uma pintura de Leonardo da Vinci, realizada nos anos de 1483-90, técnica óleo sobre papel e dimensões 54 X 39cm. Era o retrato favorito do duque de Milão. Este retrato A dama com arminho , faz parte de uma série de retratos muito vibrantes que Leonardo da Vinci pintou em Milão. Pode-se conferir a característica de vivacidade pelo fato de o busto estar direcionado para o lado esquerdo e a cabeça para o lado direito do painel. Sobre o pintor Leonardo da Vinci: Durante a infância viveu na cidade de Florença, a maturidade em Milão e os três últimos anos de vida passou na França. Foi o primeiro pintor a tentar incutir na pintura uma certa unidade mistica, resultante da junção entre matéria e espírito. Por sua causa os pintores passaram a ratar a pintura como uma atividade da inteligência, um processo mental ( cosa mentale ). Em suas pintura Leonardo da Vinci não se ocupava só da questão exterior, na qual sem so
Comentários