Arte Moderna
Contextualizando...
Os historiadores da Arte localizam na França do século XIX o início da arte moderna.
Ela representa uma nova atitude e consciência da modernidade, como declara Baudelaire, em 1863, quando comentava a pintura de Constantin Guys (1802 - 1892)
Pensemos na Revolução Industrial: a industrialização acontecendo, ascensão da burguesia, o mercado mundial, o livre comércio e as novas tecnologias geram uma crise no artesanato e tornam o artista um intelectual separado da produção.
Do estilo de vida moderno surge a Arte Moderna
No século XIX a Arte Moderna passa pelo Romantismo (atitude crítica sobre as convenções artísticas e os temas impostos pela academia e assim produzem as pinturas históricas que falam sobre a História nos tempos modernos), Realismo e Impressionismo.
A obra A Liberdade Guiando o Povo foi pintada pelo artista Eugène Delacroix (1798 - 1863) no ano de 1831.
Já no século XX, o termo Arte Moderna engloba as vanguardas européias: Cubismo, Construtivismo, Surrealismo, Dadaísmo, Suprematismo, Neoplasticismo, Futurismo etc.
Posteriormente, acontece o deslocamento do foco das produções artísticas de Paris para Nova York, após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)
É neste momento que inicia-se o desenvolvimento do Expressionismo Abstrato, cujos artistas mais representativos são: Arshile Gorky (1904 - 1948) e Jackson Pollock (1912 - 1956).
Jackson Pollock - Number 8
No Brasil, a Arte Moderna - modernista - desenvolve-se a partir da Semana de Arte Moderna de 1922.
Comentários