A Arte Conceitual de Cildo Meireles
Cildo Meireles
Cildo Meireles é um dos artistas líderes internacionais no desenvolvimento da arte conceitual, e este artista brasileiro realizou alguns dos trabalhos mais, politicamente falando, esteticamente atraentes e filosoficamente intrigantes, da arte recente.
Desvio para o Vermelho 1967-84, Cildo Meireles.
Os objetos e instalações atmosféricas de Cildo Meireles, do final da década de 1960 em diante, nunca deixam de surpreender, variando em escala dos trabalhos sob formas que vão desde um finger-ring até uma grande instalação abrangendo 225M². Constituíndo-se familiarizadas através do uso de objetos cotidianos, ainda acumulados em formas que nós nunca antes imaginados, como o ambiente todo vermelho da sala em Desvio para o Vermelho 1967-84, ou a torre maciça de rádios em Babel de 2001.
Babel de 2001, Cildo Meireles.
Através 1983-9, Cildo Meireles.
As obras de Cildo Meireles levam-nos a partir de um sentimento inicial de assombro para um nível mais profundo de engajamento. Oito dessas grandes instalações estão em exposição no Tate Modern em Outubro de 2008, em simultâneo, pela primeira vez, incluindo as labirínticas: Através 1983-9, 1980-94 e Entrevendo and Volátil, concebida em 1970 e realizada só em 1994, um ambiente multi-sensorial que brinca com a nossa resposta ao perigo, real ou imaginário.
Entrevendo (exterior), concebida em 1970 e realizada só em 1994.
Entrevendo (interior), concebida em 1970 e realizada só em 1994.
Volátil, concebida em 1970 e realizada só em 1994.
A exposição também comemorou o seu Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola 1970, pela qual ele elaborou um método para difundir mensagens de protesto sob a ditadura militar no Brasil. Esta é a primeira grande retrospectiva do artista Cildo Meireles, no Reino Unido e apresenta-se uma poderosa e intrigante turnê de suas mais memoráveis obras.
Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola, 1970.