As Tendências dentro das Artes

As tendências dento das artes visuais são resultado de um movimento de toda sociedade. No sentido de movimento que produz mudanças na cultura humana, se alimentando das tendência passadas e de si mesmo. Os conjuntos de crenças e ideias de uma determinada época, tais como: Renascimento, Barroco e Rococó, Modernismo, Pós-Modernismos; permitem identificar uma tendência nas artes visuais e possibilita a sua avaliação em termos de seu papel e importância;

Dos problemas das denominações aplicadas e da tentativa de retrospectivas, pode-se afirmar:  alguns movimentos artísticos são definidos por críticos ou historiadores, como qualquer tentativa de classificação podem ser contestados, alguns de forma veemente. Porém, há alguns dessa denominações artificiais que já foram assimilados pela sociedade, pela cultura popular, tornando-os enraizados no imaginário de cada um, o que os leva a um patamar aquém da crítica. 

Os movimentos definidos por artistas não nascem de um movimento de retrospectiva, o que proporciona uma discussões em tempo de produção.Levando a análises mais imediatas e facilitando a compreensão  pelo viés dos membros do movimento. Esses grupos, que se autoproclamaram, torna-se autossuficientes na definição de seus objetivos e valores. Os que se autointitular via manifestos, criaram suas relações e ruptura, ao menos no mundo das ideias, com a arte do passado e de seu tempo. 



Almeida Júnior: O Descanso do Modelo, 1882. Museu Nacional de Belas Artes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais Pintores Brasileiros

A Arte Conceitual de Cildo Meireles