O que é Mangá?

Coletei algumas definições na internet para quem deseja saber um pouco mais sobre os Mangás:


Segundo JBC Mangás:

"Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção de outros dois vocábulos: man, que significa involuntário, e , imagem.

Os mangás se diferenciam dos quadrinhos ocidentais não só pela sua origem, mas principalmente por se utilizar de uma representação gráfica completamente própria. Pra começar, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também idéias. Assim, em um mangá o texto em geral, mas principalmente as onomatopéias, fazem parte da arte. A ordem de leitura dos mangás também é diferente daquela que estamos acostumados. Um livro japonês começa pelo que seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda (clique aqui para ver a forma correta de se ler um mangá).

Outra característica peculiar dos mangás é que eles são publicados em volumes de mais ou menos 200 páginas cada, o que permite aos autores criar histórias mais longas e aprofundadas. Dessa forma, em um mangá é comum ver várias páginas só de imagens, sem diálogos, e também ações que se desenrolam por muitos quadrinhos e abordadas por diferentes pontos de vista. A disposição dos quadrinhos em uma página de mangá é diferente daquela que se costuma ver num comic americano, que costuma ter 3 ou 4 fileiras de quadrinhos por páginas. Como os mangakás (nome dado aos autores de mangás) dispõe de um espaço maior para contar sua históra, também empregam um número menor de quadrinhos por página - não é difícil ver página até sem quadrinhos, com uma única imagem estourada.

Também é característica dos mangás serem feitos completamente em preto-e-branco e em papel jornal, o que torna o produto mais barato e faz com que ele seja consumido por todo tipo de pessoa - no Japão eles são lidos por crianças, estudantes, executivos, donas-de-casa…

Esses são apenas alguns pontos que caracterizam os mangás. Só que o principal é a capacidade que eles têm de encantar pessoas do mundo todo. Ler um mangá é uma experiência única. É mergulhar em um mundo próprio. Cheio de ação, emoção, heróis, criaturas mágicas e muita, muita diversão."


Segundo JWorld:

"A palavra mangá se refere exclusivamente às histórias em quadrinhos japonesas, ou seja, toda história em quadrinho produzida no Japão – como gibi no Brasil, comics nos EUA e mahwas na Coréia. Este termo foi usado pela primeira vez em 1814 pelo ilustrador Katsushita Hokusai, formada por dois ideogramas japoneses, kanjis, literalmente sua tradução é “desenhos irresponsáveis”.

MAN = involuntário/ GA= imagem (arrumar a imagem dos ideogramas)

Hoje a palavra mangá ganha cada vez mais espaço na mídia brasileira. O que chama atenção é que a principal característica divulgada sempre fica por conta dos grandes olhos e a leitura oriental – da direita para esquerda. Porém a diferença dos mangás para com os demais quadrinhos do mundo não fica por aí.

Os desenhos nos quadrinhos japoneses são estilizados acompanhados por uma diagramação dinâmica. Acima disso temos as onomatopéias que representa os sons, mas que muitas vezes passam mensagens importantes da história. Por fim, temos os traços leves que acompanham os movimentos realçando e dando velocidade à seqüência de imagens. Com isso o leitor se sente à frente de um filme. Tudo isso graças à linguagem cinematográfica dos mangás.

Mas voltando aos olhos grandes, eles chamam muita atenção, não é mesmo?! Segundo Osamu Tezuka, responsável pelo mangá que conhecemos hoje desde os anos 50, os olhos grandes transmitem mais os sentimentos dos personagens. Os heróis no mangá deixam de ser super-heróis idealizados, para serem exemplos da sociedade, onde os leitores podem se identificar facilmente – seja pelo aspecto físico ou por alguma situação em comum."


Segundo a Wikipedia:

"O mangá ou manga (漫画, Manga?) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
...
Embora a primeira associação relacionada a mangá, a Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, tenha sido criada em 3 de fevereiro de 1984, o "boom" dos mangás no Brasil aconteceu por volta de dezembro de 2000, com o lançamento dos títulos Samurai X, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco pelas editoras JBC e a Conrad (antiga Editora Sampa). "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais Pintores Brasileiros

A Arte Conceitual de Cildo Meireles

Resumo Barroco