Vítor Meirelles

Victor Meirelles de Lima nasceu na pequena cidade de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, em 18 de agosto de 1832, um menino pobre, filho de imigrantes portugueses, que ainda na infância ocupava seu tempo desenhando bonecos e paisagens de sua idílica ilha.

A vocação precocemente revelada foi estimulada pelos seus pais e apoiada pelas autoridades oficiais da época: aos quatorze anos de idade ele ganhava uma bolsa para frequentar a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e aos vinte anos, com a tela "São João Batista no Cárcere" - 1852, conquistava o Prêmio Especial de Viagem à Europa. De volta ao Brasil foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e nomeado professor de pintura da Academia.

A partir de então, seu nome se transformaria numa das maiores expressões das Artes Plásticas no Brasil, no século XIX.


Autor da mais popular das telas brasileiras - "A Primeira Missa no Brasil" - reproduzida em cadernos escolares, selos, cédulas monetárias, livros de arte, catálogos e revistas, Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo, minuciosos esboços, estudos em papel e óleo sobre tela.

Tal acervo pode ser consultado no site do Museu Victor Meirelles:
http://www.museuvictormeirelles.org.br/acervo.htm

O pintor faleceu no Rio de Janeiro a 22 de fevereiro de 1903.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais Pintores Brasileiros

A Arte Conceitual de Cildo Meireles

Resumo Barroco