Principais Pintores Brasileiros

Para introduzir o assunto faremos um relato muito resumido das principais fases pelas quais passou a pintura no Brasil, de forma que o leitor compreenda as razões que levaram os artistas a produção de suas obras. O leitor estudante poderá consultar os sites indicados e através da observação atenta das obras, conhecer e compreender os tópicos mencionados no texto.

História da pintura no Brasil: breve relato até o modernismo.

Há registros de pinturas no Brasil por volta de 50 anos após seu Descobrimento, os próprios Índios faziam pinturas corporais e em objetos e grutas, depois temos a influência dos colonizadores e missionários, posteriormente as pinturas barrocas principalmente nas igrejas, movimento que representa muito a alma brasileira por assim dizer, passando pelo neoclássico e, finalmente, na segunda metade do século 19, com a instalação da Academia Imperial de Belas Artes, a pintura brasileira começou a se desenvolver e ganhou destaque internacionalmente.

O ponto alto da pintura no Brasil, entretanto, somente foi ocorrer no início da década de 20, com o Movimento Modernista e a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo, em 1922. Foi neste grande evento que apareceram artistas, entre eles muitos pintores e pintoras, genuinamente brasileiros realizando seus trabalhos de pinturas sem estarem atrelados a regras pré-estabelecidas.

Tal irreverência e espírito vanguardista, chocou muito a sociedade da época, a qual avaliava negativamente tudo o que estes pintores brasileiros faziam.

Os principais movimentos culturais e artísticos que marcaram a época da Semana de Arte Moderna de 1922, foram:
  • o Expressionismo (cuja principal característica de criação das obras era a impressão do artista sobre a realidade, sendo a temática da solidão e da miséria, recorrente), 
  • o Futurismo (atento aos desenvolvimentos tecnológicos, temática da guerra e da violência) e 
  • o Cubismo (o qual representava as imagens da natureza através das formas geométricas).
Alguns dos principais pintores brasileiros:

Di Cavalcanti (1897-1976)  

Nascido no Rio de Janeiro, foi pintor, ilustrador, caricaturista, desenhista de jóias, tapetes e painéis. Foi Di Cavalcanti quem teve a ideia de criar a Semana de Arte Moderna de 1922. Temáticas favoritas: favelas, operários, soldados, marinheiros, belas negras e festas populares. Aprenda mais sobre o pintor e suas obras em: www.dicavalcanti.art.br


Alfredo Volpi (1896-1988) 

Volpi nasceu na Itália e veio para São Paulo com 1 ano. Autodidata (ou seja, aprendeu sozinho a pintar), suas pinturas representavam cenas da vida do dia-a-dia e a paisagem ao redor de São Paulo. Obras mais famosas: "As bandeirinhas", "Madona" e "Sereia". 

Carybé (1911-1997) 

Argentino naturalizado no Brasil, Hector Julio Páride Bernabó, o pintor Carybé, estudou na Escola Nacional de Belas Artes entre 1927 e 1929. Foi numa viagem pelo Litoral Norte do Brasil que o pintor Caribé encontrou sua inspiração para pintar: a capoeira, o candomblé e os costumes dos povos. Suas pinturas são expressionistas, carregadas em cores escuras. Obras principais: "São Jorge", "Cidade Baixa" e "Capoeira". 

 Tarsila do Amaral (1886-1973) 

 Nascida em São Paulo, foi uma das principais figuras do Modernismo Brasileiro, apesar de não ter participado sa Semana de Arte Moderna de 1922. As pinturas de Tarsila são repletas de cores vivas e alegres, nelas a artista aborda temas sociais, do cotidiano e paisagens do Brasil. Principais obras de Tarsila: "Abaporu", "A Negra", "Operários" e "Antropofagia". Aprenda mais, acessando: www.tarsiladoamaral.com.br


 Anita Malfatti (1889-1964) 

Anita Malfatti estudou na Alemanha, onde entrou em contato com o Expressionismo, e nos Estados Unidos, onde se envolveu com o Movimento Modernista. Em 1917, realizou uma exposição artística com obras bastante diferentes do que as pessoas estavam acostumadas, a artista recebeu uma crítica muito ruim e quase desistiu de pintar. Principais obras de Anita: "O homem amarelo" , "A boba", "A Estudante Russa" e "Nu Cubista".Aprenda mais e conheça as obras de Anita Malfatti em: www.institutoanitamalfatti.com .


 Cândido Portinari (1903-1962) 

Nasceu em Brodowski, cidade próxima a Ribeirão Preto, em uma família muito pobre e estudou pouco. Começou a pintar aos 6 anos.No total o artista pintou cerca de cinco mil obras. Em 1935, recebeu uma premiação em Nova York pela obra "Café" e assim ficou mundialmente conhecido. Hoje a sua casa de infância e juventude virou o Museu da Casa Portinari. As principais obras de Portinari são: "Os retirantes", "A primeira missa no Brasil", "Café" e "Mestiço". Aprenda mais sobre este grande pintor brasileiro em: www.portinari.org.br e www.museucasadeportinari.org.br.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei, me ajudou muito para um trabalho da escola. Muito Obrigada! :)
Unknown disse…
vlw me ajudou muito no meu trabalho de artes
Unknown disse…
Valeu baú das artes você me ajudou muito em uma pesquisa da escola
Unknown disse…
Valeu baú das artes você me ajudou muito em uma pesquisa da escola

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Conceitual de Cildo Meireles

Resumo Barroco