Obras de Leonardo da Vinci


A dama com um arminho (retrato de Cecilia Gallerani) é uma pintura de Leonardo da Vinci, realizada nos anos de 1483-90, técnica óleo sobre papel e dimensões 54 X 39cm.

Era o retrato favorito do duque de Milão. Este retrato A dama com arminho, faz parte de uma série de retratos muito vibrantes que Leonardo da Vinci pintou em Milão. Pode-se conferir a característica de vivacidade pelo fato de o busto estar direcionado para o lado esquerdo e a cabeça para o lado direito do painel.

Sobre o pintor Leonardo da Vinci:

Durante a infância viveu na cidade de Florença, a maturidade em Milão e os três últimos anos de vida passou na França.

Foi o primeiro pintor a tentar incutir na pintura uma certa unidade mistica, resultante da junção entre matéria e espírito. Por sua causa os pintores passaram a ratar a pintura como uma atividade da inteligência, um processo mental (cosa mentale).

Em suas pintura Leonardo da Vinci não se ocupava só da questão exterior, na qual sem sombra de dúvida tinha o perfeito domínio e maestria, porém, preocupava-se com seu interior e seu significado espiritual. Inclusive a perspectiva utilizada no fundo de quadros como a Monalisa, buscavam expressar uma profundidade espiritual, uma espécie de eco da vida interior.

Experimente rever algumas obras deste artista tão fabuloso depois de ter aprendido estes fatos sobre ele, com certeza você fará outra apreciação destas obras de arte.



Aprenda mais sobre Leonardo da Vinci em 1000 Obras-primas da Pintura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais Pintores Brasileiros

A Arte Conceitual de Cildo Meireles

Resumo Barroco