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Mostrando postagens de abril, 2008

Curta metragem: Aleijadinho

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Assista a este curta metragem no Porta-Curtas: O Aleijadinho Santana ensinando Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) (1738-1814) madeira policromada e dourada, 95 x 60 x 40 cm. Originária da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, Museu do Ouro, Sabará . Curta sobre o escultor que é considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais ( barroco mineiro ) e das artes plásticas no Brasil, não só à época, mas durante o período colonial: Antônio Francisco Lisboa.

Definição de Arte... um esboço.

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Davi , de Michelangelo . Arte (Latim ars , significando técnica e/ou habilidade ) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética , feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores. Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno. Os historiadores de arte buscam determinar os períodos que empregam certo estilo estético, denominando-os por " movimentos artísticos ". Vincent Van Gogh, Noite estrelada

Utilidade da Arte?

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Marcel Duchamp, A fonte Uma das características da arte é a dificuldade que se tem em conferir-lhe utilidade. Muitas vezes esta dificuldade em encontrar utilidade para a arte mascara preconceitos contra a arte e os artistas. O que deve ser lembrado é que a arte não possui utilidade, no sentido pragmatista e imediatista de servir para um fim além dele mesmo. Assim, um quadro não "serve" para outra coisa, como um desenho técnico, como uma planta de engenharia, por exemplo, serve para que se construa uma máquina. Mas isso não quer dizer que a arte não tenha uma função . A arte possui a função transcendente, ou seja, manchas de tinta sobre uma tela ou palavras escritas sobre um papel simbolizam estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão (segundo Charles M. Peirce, fundador da semiótica). Essa seria a principal função da arte.

Rubem Valentim (pintor, escultor, gravador)

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Texto extraído de: http://www.museuvirtual.com.br/ "EU PROCURO A CLARIDADE, A LUZ DA LUZ" Rubem Valentim Trechos de declarações de Rubem Valentim para revista GAM3, de 1967, e outras declarações do artista. A descoberta da cor (por volta dos 5 ou 6 anos de idade, através de um caco de vidro disputado com uma vizinha): "Não sei que fim levou meu caco de vidro azul, mas o tenho até hoje no coração. Esse foi meu primeiro contato com a mulher e com a cor. Ambas, porsteriormente, marcariam minha vida, irreversível e duramente". Primeiras habilidades manuais: "Aos 9 anos, comecei a fazer meus próprios presépios. Pintava e armava as casinhas de papelão, a igreja branca com janelas verdes, figuras de Maria e José, Adão e Eva com serpente, maçã e tudo, a

Vítor Meirelles

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Victor Meirelles de Lima nasceu na pequena cidade de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, em 18 de agosto de 1832, um menino pobre, filho de imigrantes portugueses, que ainda na infância ocupava seu tempo desenhando bonecos e paisagens de sua idílica ilha. A vocação precocemente revelada foi estimulada pelos seus pais e apoiada pelas autoridades oficiais da época: aos quatorze anos de idade ele ganhava uma bolsa para frequentar a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e aos vinte anos, com a tela "São João Batista no Cárcere" - 1852, conquistava o Prêmio Especial de Viagem à Europa. De volta ao Brasil foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e nomeado professor de pintura da Academia. A partir de então, seu nome se transformaria numa das maiores expressões das Artes Plásticas no Brasil, no século XIX. Autor da mais popular das telas brasileiras - "A Primeira Missa no Brasil" - reproduzida em cadernos escolares, selos, cédulas

Eliseu Visconti

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"A natureza é um dicionário para ser consultado, um índice apenas. Tudo quanto o artista põe em sua obra deve estar mais dentro dele do que simplesmente naquilo que a visão descortina." Eliseu Visconti AUTO-RETRATO - 1934 Eliseu Visconti nasceu na Itália em 1866, porém aos 17 anos já freqüentava o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro recebendo diversas medalhas por seus bons resultados em escultura, desenho, paisagem, modelo vivo e ornatos. Aluno em 1885 e, três anos depois, professor da Academia Imperial de Belas Artes é de sua autoria a decoração e a pintura do Pano de Boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no ano de 1906. PANO DE BOCA DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – “A INFLUÊNCIA DAS ARTES SOBRE A CIVILIZAÇÃO” – 1908 - ÓLEO SOBRE TELA DE LONA – 12 m x 16 m Eliseu Visconti teve toda a sua produção artística marcada pelo desejo de unir a Arte e o Design, ou o que na época ainda era chamado de "artes aplicada